Um clássico de todos os tempos: bingo

Itália, França ou América do Norte? Embora o início do bingo ainda não tenha sido estabelecido com certeza absoluta, podemos dizer que sabemos algo sobre seus “ancestrais”. A maioria dos historiadores concorda que seu antecessor foi um jogo conhecido como “Il Gioco del Lotto”, jogado pela primeira vez na Itália. Naquela época, era jogado de forma semelhante ao bingo de 90 bolas que conhecemos hoje. E teria se tornado popular entre os italianos por volta de 1530.

A próxima coisa que sabemos, nos coloca nas terras francesas. Lá, no final do século 18, começou a ser comum entre as classes sociais mais altas da França. E acredita-se que ali foram estabelecidas as regras definitivas que se preservam até hoje. O engraçado é que, ao contrário do que acontece hoje, o bingo era privilégio das partes mais ricas e bem estabelecidas da sociedade francesa daquela época. O que mudaria muito em breve e pra sempre.

De Europa para América

Este jogo alcançou tal popularidade na Europa que, como era de esperar, chegou à América. No entanto, ainda não era conhecido como “bingo”.

Durante sua chegada à América do Norte, os jogadores marcaram os números em seus respectivos cartões, à medida que saíam de uma caixa, com um feijão. Quem conseguia marcar todos os números do seu cartão  com feijão gritava “beano”, vindo da tradução de “bean” que em inglês significa feijão.

Mas o bingo, com essa palavra associada, como a conhecemos hoje, surgiu em 1929. E não passou de um engano de um jogador, que pela emoção do jogo se empolgou pronunciando errado uma palavra.

A história é a seguinte, e começa com Edwin Lowe, um vendedor de brinquedos de origem americana, tornou-se um grande adepto desse jogo, e começou a produzir seu próprio bingo, no princípio para seus amigos e conhecidos, sendo este uma réplica do famoso bingo europeu.

Nesse contexto, mais especificamente em um encontro de amigos, um dos convidados confundiu o nome do jogo gritando “bingo” em vez de “beano”. Lowe ficou fascinado com a confusão e acabou patenteando-o como um de seus brinquedos. Logo depois disso, o bingo cruzou os Estados Unidos para se tornar famoso e comum no resto do mundo.

No momento e por mais incrível que pareça, essa história não mudou: Não existe um único tipo de jogador, todos são bem-vindos à mesa de bingo. Na verdade, com a chegada das plataformas de jogos online, o bingo agregou mais usuários, de todas as idades e nacionalidades.É jogado em todo o mundo e se tornou um ótimo passatempo que entretém jovens e adultos em eventos profissionais e reuniões familiares. E aqui a história não mudou muito: no Brasil bingo online é um dos jogos mais jogados do país. Mesmo este e muitos outros jogos são jogados no mesmo nível que muitos esportes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.