Curso de Primeiros Socorros Psicológicos fortalece cuidado emocional nas escolas da REME – CGNotícias
Com o objetivo de promover a saúde mental e ampliar a rede de apoio emocional nas unidades escolares, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED), por meio da Coordenadoria Municipal de Psicologia e Assistência Educacional (CPAE), em parceria com a Cruz Vermelha, realizou neste sábado (5), o curso Primeiros Socorros Psicológicos.
A formação, com carga horária de 8 horas, é ministrada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFOR/SEMED) por técnicos especializados da Cruz Vermelha. A iniciativa é direcionada aos profissionais da CPAE, que atuam diretamente com estudantes e servidores da Rede Municipal de Ensino (REME), e visa capacitá-los para o atendimento inicial em situações de crise emocional e sofrimento psíquico.
Durante o curso, os participantes recebem orientações sobre como identificar sinais de sofrimento mental, escutar de forma empática e oferecer encaminhamento adequado em casos que demandam acompanhamento psicológico. A formação também aborda estratégias de acolhimento e cuidado que respeitam a singularidade de cada indivíduo, contribuindo para a criação de ambientes escolares mais humanizados e seguros emocionalmente.
“Essa ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Campo Grande com a saúde integral da comunidade escolar, reconhecendo a importância do cuidado emocional como parte essencial do processo educativo”, pontuou o coordenador geral da CPAE, Roberto Santana dos Santos.
Segundo a coordenadora do grupo da equipe de psicólogos da CPAE, Daiane Goedert, o curso representa um marco importante no fortalecimento das ações de cuidado emocional dentro das escolas. “Estamos investindo em uma formação que prepara nossos profissionais para agir com empatia e conhecimento técnico, o que impacta diretamente na qualidade do ambiente escolar”.
A presidente da Cruz Vermelha Brasileira – filial MS, Aline Tagliaferro, destacou a relevância da parceria. “A formação em Primeiros Socorros Psicológicos é uma ferramenta essencial para lidar com situações de crise. Ao capacitar os profissionais da educação, estamos promovendo uma rede de apoio mais eficaz e humanizada dentro das escolas, o que está alinhado com a missão da Cruz Vermelha”.
Participante da formação, o técnico e professor de Educação Física, Rodrigo Alves Souza Costa, reforça a importância da capacitação. “Como educador, muitas vezes somos os primeiros a perceber quando algo não vai bem com os alunos. Essa formação nos dá mais preparo para agir com responsabilidade e acolhimento. Cuidar da saúde emocional também é nosso dever”.
O curso de Primeiros Socorros Psicológicos integra um conjunto de políticas públicas voltadas ao bem-estar dos alunos e profissionais da Reme, fortalecendo o papel da escola como espaço de escuta, acolhimento e desenvolvimento humano.
#PraTodosVerem: Na matéria há 5 fotos: a primeira, usada como capa, mostra a equipe de instrução, falando aos participantes durante a capacitação; a segunda mostra o coordenador geral da CPAE, Roberto Santana dos Santos; a terceira fotografia é da coordenadora do grupo da equipe de psicólogos da CPAE, Daiane Goedert; a quarta imagem mostra presidente da Cruz Vermelha Brasileira – filial MS, Aline Tagliaferro e a quinta foto é do técnico e professor de Educação Física, Rodrigo Alves Souza Costa.
Comentários