Prefeitura inaugura piscina que vai atender mais de 100 idosos no CCI Piratininga – CGNotícias
O Centro de Convivência do Idoso “Edmundo Scheunemann” – CCI Piratininga ganhou, nesta quarta-feira (02), uma área de lazer com piscina coberta e três vestiários, incluindo um com acessibilidade. Com a inauguração da piscina, os 105 idosos inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CCI terão atividades recreativas e aulas esportivas, como hidroginástica e pólo aquático, inclusive durante o inverno, uma vez que a piscina ganhará equipamento para aquecimento.
Já os vestiários foram projetados para oferecer conforto e privacidade aos idosos. A obra é fruto de emenda parlamentar e foi executada pela Prefeitura de Campo Grande, com projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep). A unidade também passou por uma revitalização, com pintura nova nas áreas externa e interna e reparos nas redes elétrica e hidráulica.
O objetivo é o fortalecimento do Serviço de Convivência desenvolvido no CCI Piratininga, que este ano está oferecendo aulas de ginástica, baile semanal, bingo recreativo, oficinas e cursos de geração de renda, academia ao ar livre e alongamento.
A prefeita Adriane Lopes destacou os benefícios que a obra trará aos usuários do CCI. “Essa é uma tarde de realização de sonhos e de mudança de vida, de melhoria na saúde de todos os usuários aqui do CCI. Exatamente há um ano estávamos aqui lançando essa obra e hoje estamos cumprindo nosso propósito, graças à união de pessoas que sabem a importância de investir na qualidade de vida dos idosos. Estamos empenhados em levar o melhor atendimento à população, por isso vamos seguindo com muito trabalho”, afirmou.
Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, a construção da piscina é um reflexo da preocupação da gestão com o bem-estar dos usuários dos CCI’s e dos Cras. “Essa piscina e esse vestiário são demonstrações do carinho que gestão municipal tem com as pessoas que utilizam essa unidade. Nós estamos revisando todas as atividades desenvolvidas em nossas unidades para atender realmente às necessidades dos usuários. O que foi realizado nessa unidade foi uma forma de dar mais qualidade de vida a cada um dos 105 idosos que aqui frequentam”, frisou a secretária.
O presidente da Comissão Nacional de Assistência Social, deputado estadual Lídio Lopes, falou sobre a importância de valorizar os equipamentos da Rede de Assistência Social. “Fico muito feliz por vocês estarem sempre presentes, prestigiando as ações que acontecem na unidade, cuidando do equipamento. Parabenizo também a gestão municipal por encampar esse projeto para que ele fosse realizado”, afirmou.
“Este momento especial representa mais uma conquista para o CCI Piratininga, que com essa nova estrutura, espera proporcionar momentos de alegria, diversão e bem-estar para todos os nossos usuários”, pontuou o coordenador do espaço, Douglas Alves.
Socialização
Os Centros de Convivência de Idosos são equipamentos da Rede de Assistência Social, elaborados para ser um espaço de referência no território, para os idosos, oferecendo atividades que contribuem no desenvolvimento de autonomia, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade, respeito, prevenção de risco social, além de contribuir no processo de envelhecimento saudável.
As atividades buscam incentivar a autoestima e socialização entre os idosos, além de promover uma maior integração familiar.
A gestão municipal investe de forma permanente na infraestrutura desses equipamentos, promovendo também nas unidades, oportunidades de geração de renda por meio de capacitações e cursos nos Cras e CCI’s.
Atuar de forma preventiva é um dos requisitos para o desenvolvimento da Proteção Social Básica no Sistema Único de Assistência Social. As equipes de profissionais que atuam nas unidades realizam um planejamento de ações que têm como foco prevenir ocorrências ou o agravamento de situações de risco social e vulnerabilidades, que podem dificultar o acesso da população aos seus direitos sociais.
O trabalho é alinhado às situações apresentadas pelas famílias e aos anseios da comunidade, com isso é possível ofertar serviços, programas, ações de acolhimento e socialização direcionadas à realidade de cada unidade.
Frequentadoras há mais de dez anos do CCI Piratininga, as amigas Virginia Duarte e Edna Maria de Souza estão ansiosas pela primeira aula de hidroginástica. As duas não perdem uma aula de ginástica e estão animadas com a novidade. “Me sinto muito bem aqui, tenho muitos amigos e participo de todas as atividades”, destacou a aposentada Edna.
Participaram da inauguração, secretários da gestão, coordenadores e profissionais da SAS, além do ex-coordenador do CCI, Jorge Franco, que estava à frente da unidade no início do projeto.
#ParaTodosVerem A imagem de capa é da fachada do CCI Piratininga. As fotos internas mostram os atendidos usando a piscina, a próxima foto é do vestiário. Na sequência vem a foto da prefeita Adriane com idosos, da vice-prefeita Camilla Nascimento, inauguração da piscina e banheiro adaptado.
Comentários