Com práticas de segurança do paciente mais consolidadas, Funsau cumpre 100% do Contrato de Gestão
A Funsau (Fundação Serviços de Saúde), responsável pela gestão do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), cumpriu 100% do Contrato de Gestão assinado com o Governo do Estado no primeiro semestre do ano passado. Uma das entregas mais significativas foi o aumento do índice de conformidade das práticas de segurança do paciente em relação ao ano anterior.
As práticas de segurança do paciente são medidas que visam prevenir e reduzir o risco de danos aos pacientes durante o processo de cuidado. A segurança do paciente envolve prevenção de erros e eventos adversos que podem ocorrer durante o processo de cuidado.
Por isso, alguns procedimentos adotados no HRMS são fundamentais para que o paciente esteja mais seguro durante a internação ou realização de algum procedimento no HRMS.
“Temos avançado na organização dos protocolos e treinamentos em segurança do paciente, o que garantiu o aumento do indicador de conformidade, chegando a 90%. Temos reforçado continuamente a importância da identificação correta do paciente, a necessidade de uma comunicação clara e objetiva e a orientação adequada sobre medicações e procedimentos, por exemplo. O objetivo é sempre garantir que os pacientes tenham acesso a um serviço de qualidade”, explica a diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS e ponto focal do Contrato de Gestão, Roberta Higa.
Outro iniciativa prevista no Contrato de Gestão e já executada é o “HRMS Digital”, que previa a disponibilização dos resultados de exames digitalmente. Todos os exames laboratoriais realizados no HRMS são disponibilizados no site www.hospitalregional.ms.gov.br/exames/ e podem ser acessados com o login e senha entregues no momento da coleta.
Por meio do projeto “HRMS de Portas Abertas para o Ensino”, foi produzido e ofertado gratuitamente o curso “MS Amigo da Criança” a profissionais de saúde dos municípios de Mato Grosso do Sul, com foco na saúde da criança e aleitamento materno.
Cerca de 500 profissionais de mais de 40 municípios sul-mato-grossenses e de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Paraná, participaram da capacitação.
O projeto “Modernização Hospitalar em Ação”, que consistia na realização de um estudo técnico de diagnóstico situacional da infraestrutura do HRMS, também foi 100% concluído.
Para a diretora-presidente da Funsau, Marielle Alves Corrêa Esgalha, a execução de todos os projetos previstos no Contrato de Gestão mostra o empenho e compromisso do HRMS em oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes.
“Em 2024, por mês, tivemos em média 1,5 mil pacientes internados e 5,8 mil consultas ambulatoriais realizadas, além de aproximadamente 2,5 mil pessoas atendidas no Pronto Atendimento Médico. Ao atingirmos 100% das metas estabelecidas, reafirmamos nosso compromisso com a eficiência, a transparência e a qualidade no atendimento aos nossos pacientes”, afirma.
O Contrato de Gestão da Funsau conta, ao todo, com seis projetos, que incluem, ainda, ações de sustentabilidade e aprimoramento da gestão.
Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS
Comentários