Paula Pessoa


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida e do assessor Lucas Brito

O auditório do PIT (Parque de Inovação Tecnológica) se transformou em uma grande sessão de cinema na manhã desta terça-feira (26) durante a 9ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa de Revitalização de Nascentes da Prefeitura.

Mais de 500 alunos de 19 escolas municipais de Ensino Fundamental apresentaram seus vídeos, votaram, celebraram e foram premiados em diversas categorias. Acompanhados de professores, gestores de escolas, autoridades e convidados, os estudantes mostraram que a Educação Ambiental na rede municipal vai além da importância teórica, com bons exemplos práticos de conscientização, sustentabilidade e cuidado com o futuro.

No decorrer do ano, uma série de ações educativas foram realizadas com as escolas que participam do Programa de Revitalização de Nascentes, como a formação de professores em educação ambiental e educomunicação, além das visitas dos alunos às nascentes e ao Parque da Cidade e atividades pedagógicas, conforme o tema desta edição, que foi “Água, Vida e Mudanças Climáticas”.

Protagonismo e interação

Maria Vitória Cunha, 14 anos, é aluna do 8° ano na Emefi Profª Mariana Teixeira Cornélio e representou todos os estudantes da rede municipal atuando, durante o evento, como mestre de cerimônias.

“Estou muito feliz de apresentar o evento e representar meus amigos no palco. Este é um evento feito por nós, alunos, de 12 a 15 anos. É uma oportunidade incrível para cada um mostrar o seu talento e brilhar, além de dar visibilidade para um assunto muito importante”, disse.

Aluna Maria Vitória, 14 anos, foi a mestre de cerimônias do evento | Foto: PMSJC

Segundo Thiago Teixeira, professor de ciências na Emefi Profª Mariana Teixeira, “o programa orienta e conscientiza os jovens de que pequenas ações fazem a diferença. Os vídeos transmitem muito bem essa mensagem e todos se engajam com o projeto, é gratificante”.

“Todas as escolas mandaram muito bem, é muito legal aprender sobre as nascentes e mais ainda participar do projeto com os vídeos. Nos divertimos muito produzindo o nosso!”, afirmou Isaque Oliveira, 12 anos, aluno do 6° ano da mesma escola. 

Mais do que prêmios: atividades pedagógicas envolvem protagonismo e criação dos alunos durante todo o ano | Foto: PMSJC

Desde 2010, este trabalho se utiliza da educomunicação socioambiental como proposta para o ensino-aprendizagem, incentivando a produção de materiais audiovisuais para sensibilizar a sociedade sobre a importância da revitalização de nascentes.

Você pode acessar o acervo completo, desde a primeira Mostra, clicando aqui!

Revitalização de Nascentes

São José dos Campos promove desde 2006 a revitalização de várias nascentes, localizadas em áreas públicas urbanas, por meio da revegetação de suas Áreas de Preservação Permanentes, possibilitando a melhoria das condições da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Além da proteção dos recursos hídricos, o programa tem propiciado melhoria na paisagem e no microclima urbano, abrigo para a fauna silvestre, entre outros benefícios.

Para subsidiar este trabalho são desenvolvidas várias ações de Educação Ambiental junto às escolas próximas às nascentes, como o plantio de mudas; a coleta e análise de água para o monitoramento de sua qualidade; e a utilização da educomunicação para a produção audiovisual dos estudantes sobre todo o trabalho realizado.

O Programa Revitalização Nascentes realiza, todos os anos, atividades formativas em educação ambiental com professores e os estudantes da rede municipal de ensino.

Conheça a localização das nascentes, informações e notícias sobre programa em nascentes.sjc.sp.gov.br

Alunos e professores comemoravam a cada prêmio recebido durante a Mostra | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade