Projeto é um exemplo de inciativa de geração de renda por meio da coleta seletiva de resíduos sólidos – Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, apresentou nessa sexta-feira, dia 15, no espaço Conexão 2030, na zona portuária, o projeto Recicla Comunidade como uma iniciativa bem-sucedida. O trabalho acontece em dez favelas cariocas e tem por finalidade a geração de renda por meio da coleta seletiva de resíduos sólidos.

Ao levar materiais como vidro, papel, plástico e metal aos pontos de coleta para serem pesados, os moradores recebem pela venda de seus recicláveis o dinheiro creditado em um cartão social vinculado ao projeto.

Iniciado em 2022, o projeto já retirou do meio ambiente cerca de 175 toneladas de resíduos sólidos, gerando quase R$ 200 mil em renda extra aos beneficiários. A ação também possibilitou a redução de 207 mil kg na emissão de CO² , a redução no uso de 3,8 milhões de litros de água e redução na poluição de 72,6 litros de água.

O Conexão 2030, espaço para debates sobre estratégias de desenvolvimento sustentável, integra o G20 Social, evento que antecede a Cúpula do G20, e inclui debates, conferências e seminários sobre temas ligados à sustentabilidade e ao combate à pobreza e às desigualdades.

Categoria:

  • 16 de novembro de 2024
  • Marcações: Recicla Comunidade