Cinquenta famílias beneficiadas pelo programa Compra Assistida da Prefeitura de João Pessoa participaram, na manhã desta terça-feira (19), de um encontro no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O objetivo foi orientá-las sobre o programa e fortalecer os vínculos nos territórios dos seus novos lares.

O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).  A diretora de Participação Popular da Sedes, Yohanna Pimentel, destacou a importância da participação destas famílias e no quanto o programa Compra Assistida traz qualidade de vida a quem estava morando em locais de risco.

“Esse momento é extremamente importante, porque são as famílias que já estão em posse de sua casa. É uma forma da gente passar os eixos que são trabalhados, geração de trabalho e renda, a questão das informações da Energisa, pra que eles possam ser adeptos à tarifa social, informações sobre quais Cras devem ser procurados, já que não estão mais em seus antigos territórios. Informações também da Semhab sobre o cuidado com o imóvel, que não é só adquirir a casa, mas o pós-ocupacional faz parte do todo o processo do Compra Assistida”, explicou.

Marinalva Santos é uma das beneficiadas pelo programa. Ela era moradora do bairro São José, em território vulnerável, e hoje mora no José Américo. Ela conta o quanto a vida mudou a partir desse programa. “Eu achei o Compra Assistida muito interessante. Pra mim foi ótimo, porque a casa saiu mais rápido do que a gente podia imaginar. E quando a Prefeitura deu essa possibilidade de ser casa ou apartamento, eu escolhi a casa, porque minha filha faz faculdade aqui ao lado e ela pode até ir a pé. Facilitou muito nossa vida”, ressaltou.

Programação e serviços – No encontro desta terça-feira, as famílias assistiram palestras sobre os programas de microcrédito e incentivo ao emprego, conduzida pelo secretário executivo da Sedest, João Bosco, e também sobre o cadastro no Sistema Nacional de Empregos (Sine-JP).

A Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) levou seu corpo jurídico para orientar as famílias em como realizar a manutenção das novas residências e sobre documentação. A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) esteve presente oferecendo os serviços de assistência social e a Energisa deu orientações de como aderir à tarifa social.

Compra Assistida – Iniciado em 2021, o programa realiza a aquisição de imóveis escolhidos por moradores de áreas de risco para residirem em local seguro. Os imóveis são no valor de até R$ 115 mil, totalmente custeado pela Prefeitura de João Pessoa. Atualmente, 179 famílias são beneficiadas.