Na última terça-feira( 29),  o CMDCA realizou o segundo dia do seminário “Refazendo Laços” no Espaço Multiuso Turístico-Cultural Luiz Carvalho dos Santos, reforçando a importância da prevenção e escuta na proteção de crianças e adolescentes.

A Presidente do CMDCA, Lila Cristina Guimarães Vanzella, abriu o evento com o tema “Prevenção e Escuta no Cotidiano”. Logo após, houve uma mesa redonda focada na articulação de políticas públicas para enfrentar a violência sexual, mediada pela assistente social Cintia Giane Liemes Steijer, do Projeto Girassol. Participaram:

– Marco Bento (Secretaria Municipal de Educação)
– Leda Helena (Secretaria Estadual de Educação – Diretoria de Ensino)
– Francisco de Faria (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer)
– Mônica Aparecida César (Secretaria Municipal da Mulher)
– Dr. Liconin Antunes e Dra. Luciana Verrechi (Rede Privada de Saúde)
– Adriane Campos (Secretaria Estadual de Saúde – Vigilância Epidemiológica)

No encerramento, as conselheiras tutelares Eliana Carvalho e Franciane Oliveira falaram sobre práticas de enfrentamento à violência sexual.

Ao final do encontro, foram distribuídos materiais especializados para serem utilizados na abordagem de prevenção e na identificação de sinais de violência sexual, fortalecendo as estratégias de proteção e apoio no cotidiano dos profissionais.

O segundo dia do seminário consolidou o papel essencial da prevenção e da escuta ativa na defesa dos direitos da criança e do adolescente, promovendo uma rede cada vez mais articulada e capacitada para enfrentar o grave problema da violência sexual infantil