Duas vacas do plantel do Campo Experimental Vale do Piranga da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Oratórios, foram ranqueadas entre as maiores produtoras de leite durante o Concurso Leiteiro da 57ª. Exposição Agropecuária do Vale do Piranga (Expovale), realizada no começo do mês de julho, em Ponte Nova.

Epamig / Divulgação

“A Epamig participa, há vários anos, da Comissão Organizadora da Expovale e nesta edição houve a proposta para também expormos alguns animais. Prontamente, nos organizamos para participar com duas vacas para Torneio leiteiro categoria 30 quilos, uma vaca na categoria Gir e três novilhas na categoria meio sangue”, conta o gerente do Campo Experimental de Oratórios, Josias Bitencourt.

As vacas Lema e Gaglia foram, respectivamente, a segunda e a quarta colocadas no torneio leiteiro de 30 quilos. Na categoria Gir, a vaca Fartura da Epamig foi a campeã. Josias Bitencourt ressalta que essas conquistas são reflexo de um cuidado especial no que se refere ao tratamento pré e pós ordenha. “O manejo no curral busca manter essa categoria de base”.

Além dos animais, a Epamig participou da Exposição com mostra de piscicultura, sementes, produtos e publicações. No ônibus laboratório Ciência Móvel, pesquisadores da Empresa apresentaram tecnologias a alunos de escolas da região e realizaram atendimento aos visitantes.

A Expovale é promovida pelo Sindicato de Produtores Rurais do Vale do Piranga e conta com apoio do Governo de Minas, por meio de Epamig, Emater – MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A programação incluiu ainda palestras, cursos e oficinas, Mostra de Artesanato, Cavalgada e Concurso de Marcha, leilão de animais.

Também houve homenagens a produtores, empresas e personalidades da agropecuária na região, dentre elas, o gerente do Campo Experimental da Epamig em Oratórios. “É um reconhecimento de nossa liderança, competência e eficiência no atendimento às demandas dos produtores rurais”, avalia Josias Bitencourt.