“Natal de casa nova” é comemoração para famílias da Comunidade Mandela – CGNotícias
A Prefeitura de Campo Grande deu um passo significativo para a melhoria da qualidade de vida das famílias da Comunidade Mandela, com a entrega oficial das 31 unidades habitacionais nas áreas do Oscar Salazar. Durante o mês de junho, as famílias assinaram seus contratos, representando um avanço significativo. Após seis meses da assinatura de contrato dos moradores, a entrega das casas marca a finalização desse processo, que é o início de um sonho de melhoria das condições de vida dessas famílias e de um lar seguro.
A administração municipal, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), busca combater a ocupação irregular e assegurar moradia digna aos cidadãos, reforçando o compromisso com a inclusão social e a qualidade de vida da população.
“Isso aqui foi uma bênção de Deus, da prefeita e de todo o esforço das equipes da Prefeitura. Estou muito feliz, esse foi meu presentão de Natal. Vou fazer a ceia aqui em casa e vou passar aqui já com meus netos, se Deus quiser, e ele quer. Vou cozinhar algo simples mesmo, mas era isso que a gente queria, um lugar que a gente sabe que é nosso!”, comemora Maria Aparecida da Silva, 62 anos, vendedora ambulante, que morou na Comunidade Mandela por sete anos. Parte desse tempo, ela conta que residiu na beira do córrego da região, enfrentando chuvas intensas que prejudicavam sua moradia. “Por último, já não dava mais para viver lá. Chovia muito e molhava tudo. Perdi meus eletrodomésticos, televisão, tudo. Não teve conserto”, relata.
As obras, que tiveram início em dezembro de 2023, foram concluídas antes do prazo de 12 meses inicialmente previsto, graças ao empenho e eficiência da Prefeitura de Campo Grande. As áreas escolhidas foram criteriosamente selecionadas para garantir acesso à infraestrutura pública essencial, como escolas, CRAS e postos de saúde.
“A entrega dessas casas representa mais que um novo endereço, é a realização de um sonho para essas famílias que, durante anos, enfrentaram tantas dificuldades. Hoje, entregamos não apenas moradias, mas a certeza de um futuro mais seguro e digno. Essa conquista é fruto do esforço coletivo da administração da nossa capital, que trabalha incansavelmente para garantir qualidade de vida e inclusão social para todos os cidadãos. Ver essas famílias celebrando o Natal em seus novos lares nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, construindo uma cidade mais justa e acolhedora para todos”, destaca a prefeita Adriane Lopes.
O diretor-presidente da Emha, Claudio Marques, ressaltou a importância da entrega antecipada das casas. “Estou feliz de estarmos entregando com meses de antecedência essas casas. Nós sabemos da necessidade dessas famílias, acompanhamos de perto tudo que elas passaram. A energia está instalada e as unidades já têm água, fizemos as vistorias e como está tudo ok eles já começaram a mudar. Só tenho a agradecer por poder ser um meio de transformação em nossa cidade. Hoje são 31 unidades e, em janeiro, as entregas serão finalizadas com a entrega do Iguatemi”, afirmou.
A moradora Jaqueline Damazio, 38 anos, contou que seu maior sonho é chamar seus filhos, que moram na cidade de Corumbá, para visitá-la. Agora, com a entrega das chaves neste final de ano, ela realizará esse sonho. “Eu tenho dois filhos, hoje com 21 e 7 anos, que ficaram com a avó, foram adotados e vivem lá. Quando me mudei para Campo Grande, foi para resolver algumas coisas após a morte da minha mãe e acabei ficando. Cheguei a passar alguns meses na rua e foi difícil mesmo. Agora que tenho minha casa, vou poder chamar meus filhos para me visitar, e isso é tudo para mim, um presente de Natal como nunca tive na vida”, disse emocionada.
Comentários