18 de outubro de 2024

16:43

Por: Bruno Rodrigues

Fotos: Bruno Rodrigues (Secom/Sorocaba)

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Sorocaba vem realizando uma série de treinamentos sobre primeiros socorros, cuidados emergenciais e acionamento correto e uso do serviço de urgência do Samu, cumprindo a “Lei Lucas”. No dia 10 de outubro, a médica e coordenadora do Samu, Dra. Renata Verlangieri Casagrandi, participou de um encontro com a equipe médica e técnica do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI) para abordar o tema.

Trata-se da Lei nº 13.722/2018, que estabelece como norma a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros para profissionais de diversos setores. O objetivo é garantir que as instituições estejam preparadas para lidar com emergências e proteger a integridade física e emocional das crianças.

“Quanto mais pessoas com conhecimento e informações a respeito desses cuidados, mais vidas podem ser salvas. Portanto, é fundamental que ocorram esses encontros, que contribuem para a propagação de ações emergenciais adequadas em situações de necessidade de primeiros socorros”, salienta a Dra. Renata.

Para o médico oncologista e diretor clínico do GPACI, André Viu Matheus, o treinamento tem grande importância, pois o suporte avançado faz diferença no momento de salvar vidas. “Ninguém está livre da possibilidade de ter um acidente, de ter uma ocorrência de uma doença grave aguda, como um infarto ou AVC, e quando a pessoa é minimamente treinada ou, pelo menos, ouviu falar de alguma forma deste tipo de socorro, é claro que esse doente vai ser mais bem atendido e o resultado final da saúde na resposta pra ele vai ser melhor”, conclui.