Povo que diz

Generoso quando um ambiente consegue reunir famílias, alegria, segurança, música e o povo cantando. Tinha muita crianças tranquila, somente curtindo com os pais os espetáculos oferecidos ao público pela prefeitura de São Luís e o governo do estado.

Conseguiram adaptar novos modelos de barracas que permitem um serviço adequado aos presentes, mantendo a tradição junina. Verdade que tiraram as velhas estruturas de palha, ponto para o meio-ambiente e evita o trabalho infantil na preparação da cobertura.

Continua a vasta programação no Arraial da Praça Maria Aragão com atrações para todos os gostos, sendo muito comentando o show da competente Flávia Bittencourt e seus convidados Nando Cordel e o inquestionável Alceu Valência. Todos gostam e cantam juntos.

Tirando as polêmicas da política eleitoral quanto as contratações de atrações nacionais, a presença da população assina que existe espaço para todos os estilos no São João.

Fiquem os críticos a reclamar, devem estar chateados por não conseguirem mais formar as suas quadrilhas. Evidente que nada a haver com a festança popular.

  • Foto divulgação.

Coluna Aparte – Copinha

Chegou a Copa do Mundo, em nada está parecendo aquele mundial mobilizador da paixão nacional para tirar a atenção da população aos graves problemas do Brasil.

Muitos dos políticos envolvidos em denúncias de corrupção torcem para a seleção começar a vencer para ganhar fôlego no esquecimento da opinião pública indignada, podendo beneficiar na eleição.

No Maranhão, os pré-candidatos intensificam a presença junto dos eleitores nas entrevistas, postagens nas redes sociais, inaugurações e caravanas na disputa do voto a voto.

Alguns aparecem no campo como favoritos, outros ainda nem conseguiram entrar, sobram os que torcem pelo segundo tempo no desejo de virar o jogo eleitoral.

Vai depender do preparo físico e finalmente conquistar a faixa de campeão das urnas.

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Opinião, no jornal O Imparcial.
  • Charge do Zé Maranha por Nuna.

Edivaldo e Flávio, de povo

Durante anos os eventos de São João tinham os proprietários da alegria do povo, políticos tentavam rotular o papel de padrinhos dos arraiais. Verdade que esta estratégia de marketing funcionou por um longo tempo. Depois a população entendeu que a função do poder público está em montar as estruturas e deixar os maranhenses brincar do jeito que gostam.

Perfeito quando vemos o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda (PDT), juntar a capacidade e estrutura com o Governador Flávio Dino (PCdoB) para, simplesmente, cumprir o papel de executivo montando belos arraias que geram lazer, renda aos barraqueiros, vendedores autônomos e lojas especializadas em artigos juninos.

Sem esquecer os hotéis, restaurantes, taxistas e Uber que recebem os turistas a procura da mais rica e diversificada cultura no Brasil. Todos os detalhes tem sido acompanhado de perto pelos dois governantes, mudando o hábito do comportamento político.

Tem muita festa começando nesta sexta (15) no belo Arraial da Maria Aragão, festança democrática, em praça pública, com diária programação até o começo de julho.

Haja disposição.

  • Foto Ariosvaldo Baeta.

Bolsonaro, estive aqui

Nada de diferente de outros locais a chegada de Jair Bolsonaro (PSL) no aeroporto de São Luís, tinha dos sem causa a claquete formada para gritar o “mito, mito, mito.”

Quanto a entrevista coletiva nem vale a pena comparecer diante dos absurdos que assistimos nas redes. Jornalistas ainda correm o risco de serem agredidos verbalmente pelo radical pré-candidato a presidente.

No reboque da transitória popularidade surgem muitos pré-candidatos a todos tipos de mandatos. Deve ficar um resto de borda para a Maura Jorge (PSL).

Sem nenhum resultado prático, desta viagem deve sobrar as pérolas e, evidente, a promessa de exterminar os comunistas. Parece que Flávio Dino (PCdoB) vai deixar de dormir com medo de bicho-papão.

Eliziane, caminhada ao Senado

Depois da surpresa na pesquisa para o Senado a pré-candidata Eliziane Gama (PPS) lança o início da sua maratona eleitoral no dia 16 de junho, no Rio Poty Hotel, com o apoio integral de Flávio Dino (PCdoB).

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Opinião, no jornal O Imparcial.
  • Foto Felipe Klamt.

Chico Carvalho, anfitrião da semana

Vereador e presidente estadual do PSL, Chico Carvalho, será o grande anfitrião do evento da semana que vai mobilizar todas as atenções no meio político com a vinda do pré-candidato a presidente, Jair Bolsonaro, para o lançamento da pré-candidatura de Maura Jorge ao governo do Maranhão.

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Opinião, no jornal O Imparcial.
  • Foto Edgar Rocha.

Coluna Aparte – Cada uma

Políticos persistem em gozar da população, nada mais maluco que assistir o senador Edison Lobão (MDB) comandar a CCJ do Senado para aprovar a PSL 580/2015 que obriga os presos a pagar suas estadias nos presídios com recursos próprios ou com trabalho quando existir esta oferta no sistema prisional.

Ficou muito claro que o interesse dos políticos está em permitir o ressarcimento da punição judicial com dinheiro do próprio bolso, mesmo que seja de corrupção.

No caminho certo de ser julgado por denúncias durante sua gestão no ministério de Minas e Energia, o pré-candidato ao Senado necessita de um novo mandato para garantir que seja esticado a decisão no STF.

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Opinião, no jornal O Imparcial.
  • Charge do Nuna. 

Obrigado juventude

Generoso o reconhecimento de um trabalho de equipe pelo seguimento de juventude quando escutamos dos atores que atuam nos movimentos sociais, estudantil, executivo federal e legislativo municipal e estadual.

Grata surpresa nos pronunciamentos do deputado estadual, Roberto Costa (MDB), do vereador por São Luís, Raimundo Penha (PDT), e do secretário nacional de Juventude, Assis Filho (MDB), fazendo o resgate da nossa gestão, como referência nacional, na pasta estadual de juventude, durante o governo do José Reinaldo Tavares (PSDB) e de Alexandra Tavares.

Partiu do deputado estadual Roberto Costa (MDB) a lúcida proposta de homenagear os protagonistas de políticas públicas para os jovens no Maranhão e no Brasil, no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde da quinta-feira (7).

Tendo como testemunha os membros do Conselho Nacional de Juventude que escolheram o estado para realizar a primeira reunião fora de Brasília, comemorando os treze anos da entidade que teve a assinatura da pasta estadual na sua criação, juntamente com a instituição da secretaria nacional de Juventude. Atualmente comandada pelo maranhense Assis Filho (MDB).

Passaram treze anos que deixamos o comando da primeira pasta de juventude no Maranhão. De 2002 a 2006 conseguimos implantar os processos técnicos necessários para a formação de uma geração com a palavra ordem nas reivindicações e a obrigação de construir a história do presente e no futuro.

Excelente saber que valeu a pena a nossa participação na mudança de comportamentos que continuam fazendo a diferença. Obrigado!

Klantiando

Depois de muitas e, muitas tentativas, finalmente, parece, que a comunicação do governo do estado, comandada pelo jornalista Daniel Merli, conseguiu chegar a população com a nova propaganda tendo a sacada da comestível música no refrão faz, faz, faz para todos.

Conseguiram fisgar o vereador Astro de Ogum (PR) entre entreveros da mesa diretora e a festança do Arraial Pertinho de Você para dar uma entrevista ao minucioso jornalista Américo Azevedo Neto, no programa Avesso, na TV Guará. Com absoluta certeza vai ser um bate rebate da política e cultura, nesta terça (5), às 22h30.

Bastou a juíza Andréa Lago dar voz de prisão ao advogado Tufi Maluf, que não deixou por menos e enquadrou a juíza devolvendo a mesma ordem de cadeia para a eleição da OAB no Maranhão voltar a discussão no meio jurídico, apinhou de advogados candidatos para defender, no Fórum, o colega Maluf. Para a magistrada por enquanto ninguém.

Coluna Aparte – Sabe tudo

Olhos clínicos somado a mente apurada fazem do ex-governador um perfeito estrategista político partidário, sabendo montar e desmontar um nome político.

Botou os dois atuais proprietários do PSDB no Maranhão, Roberto Rocha e Sebastião Madeira, a saírem da zona de conforto para responder sobre o apoio do ilustre filiado a pré-candidatura de Eduardo Braide (PMN).

Fica evidente que pouco preocupa ao Zé Reinaldo (PSDB) retirarem o apoio a sua pré-campanha ao Senado, importante ter um novo pupilo para o futuro.

  • Coluna Aparte publicada nas segundas, na página Opinião, no jornal O Imparcial.
  • Imagem por Felipe Klamt.