Os “se” dos Sarney

“Se” nº 1
Se Roseana Sarney for candidata no próximo ano ao governo e eventualmente ganhar, será duplamente recordista no mesmo posto e como mulher: 18 anos. Nenhum político brasileiro governou tanto o estado que, mesmo assim, infelizmente, permanece como o mais pobre do país.

“Se” nº 2
Caso o ex-presidente e ex-senador José Sarney dispute novo mandato de senador no Amapá e leve uma das duas vagas, será o recorde dos recordes dele mesmo, de mandatos no Congresso Nacional. Também em termos de cargos eletivos e não eletivos, como foi o de presidente do Brasil, via indireta.

“Se” nº 3
Se o deputado Sarney Filho, o segundo mais antigo na Câmara, conseguir ser candidato a senador e for eleito, com o pai, também, no Amapá, será a primeira vez na “idade moderna” da política brasileira que pai e filho são senadores ao mesmo tempo. Um caso raríssimo no mundo.

“Se” nº 4
Se o deputado estadual Adriano Sarney for candidato a federal e sair vitorioso, formará o primeiro trio familiar na história do Congresso Nacional, isto se o pai e o avô forem eleitos.

“Se” nº 5
Se Roseana Sarney voltar ao governo, o tempo fecha. Com o pai José 1, o irmão José 2 e o sobrinho Adriano, todos eleitos, não tem como nenhum reclamar quando são chamados de a maior e mais duradoura oligarquia familiar da história antiga e moderna do Brasil. Ora, pílulas!

Deixe uma resposta